Quem sou eu

Minha foto
Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Perimetral Leste

Dentre o que precisa ser dito sobre essa avenida, destaco o seguinte: o traçado é estranho, cortando áreas cujos moradores e especialistas nas questões ambientais questionam. Assim, é interessante repensá-lo, sendo que uma possibilidade que parece muito lógica é seguir pela Rua Maria Bubiak até a Avenida das Cataratas (ao lado da Estalção de Tratamento da Sanepar, em frenta ao Hotel Panorama), e, então, construindo-se uma marginal, chegar à entrada para a Ponte da Fraternidade. Veja (no mapa do Google):
O desenhado em vermelho é o que proponho; o em verde é o que propôs o prefeito Paulo. Veja que na proposta dele há o desperdício da Rua Maria Bubiak (que já existe) e passa por matas e nascentes, além de atingir o bairro Mata Verde, que congrega pessoas que para lá foram para viver em contato com a natureza, longe da agitação que provocará uma arterial como é para ser esta, com tráfego intenso de caminhões e carros em geral.

Aliás, pensando no traçado idealizado pelo Paulo, outro dia vislumbrei a Avenida Jules Rimet/Ayrton Senna como uma possibilidade fácil, fácil de ligação entre a BR 277 e a Ponte da Fraterndade. Veja o mapa (do Google):
Como se vê pelo traçado em vermelho, só falta uma pequena ligação entre a Avenida República Argentina e o Bairro Dona Leila (ligando, assim, a Jules Rimet à Ayrton Senna) e, depois, o fazimento da avenida entre o clube de tênis existente no Jardim Niterói e a BR 469 (Avenida das Cataratas) já na confluência com a entrada para a Ponte da Fraternidade.
Quanto à Avenida Ayrton Senna, é verdade que precisa asfaltar partes que são apenas de calçamento irregular e duplicar um pequeno trecho que é de pista simples (como é o caso da parte que passa em frente à Escola Municipal Frederico Engel - que darei uma ideia em mapa logo adiante), mas no geral é uma avenida já bem preparada para essa mudança.

Sobre a dupicação da Ayrton Senna na altura da Escola Municipal Frederico Engel, como esta é a única construção à direita do sentido norte-sul, eu sugeriria um afastamento da nova pista quando chegasse próximo à escola, fazendo com que não precisássemos retirá-la, como alguns segerem, e passássemos a ter uma situação inusitada: a escola (herdeira da contribuição de Santos Dumont para a educação em Foz do Iguaçu) ficaria entre as duas pistas da avenida, fazendo com que passasse a ser algo bonito, diferente e - mais importante - as crianças, para qualquer lado que fossem, teriam que passar apenas uma pista, o que diminuiria o perigo das travessias. Veja o mapa (também do Google) com o desenho, em vermelho, da sugestão:

Um comentário:

  1. Não gostei da proposta que passa pelo Dona Leila.
    Vai acabar com a tranquilidade do meu bairro.

    ResponderExcluir